Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Quebrada Agroecológica: transformando comunidades com cisternas de baixo custo

5 de fevereiro de 2024

Conheça o projeto de construção de minicisternas de baixo custo dentro das ocupações do MTST 

 

Registro do mutirão de construção de minicisternas na Ocupação Nova Canudos, na zona norte de São Paulo.

 

No coração das comunidades mais vulneráveis, surge uma iniciativa transformadora liderada pelo Coletivo Quebrada Agroecológica Ecológica, em parceria com a UNICEF. 

O projeto, inicialmente concebido para suprir a demanda por água nas ocupações, floresceu em uma jornada premiada na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), realizada em 2023, no Egito, destacando-se como um exemplo inspirador de ação climática liderada pelos jovens.

Desenvolvida dentro das ocupações do MTST de São Paulo desde 2022, construção das primeiras minicisternas sustentáveis na ocupação Maria da Penha, em Guarulhos (SP), em parceria com a organização Viração Educomunicação, por meio do projeto Chama na Solução. 

Ao construir minicisternas de baixo custo, o projeto não apenas atendeu às necessidades imediatas de comunidades periféricas, mas também capacitou os moradores a enfrentar os desafios climáticos extremos. Reconhecido com o Prêmio ImaGen Ventures durante a COP27 o Coletivo Quebrada Agroecológica Ecológica alcançou proeminência internacional por sua abordagem inovadora e impacto tangível.

Desde então, o projeto expandiu-se nacionalmente, construindo 44 cisternas em 5 estados e 10 municípios, beneficiando mais de 8 mil famílias. Mesmo enfrentando desafios para ampliar sua atuação para novos territórios, o coletivo tem um planejamento ambicioso para o futuro e colabora com projetos socioambientais nos setores públicos e privados.

 

Coletivo Quebrada Agroecológica Ecológica: legado e impacto futuro

Em um mundo onde a crise climática exige ação imediata, os jovens têm emergido como os protagonistas da mudança. Comprometidos em forjar um futuro sustentável para as próximas gerações, eles têm liderado iniciativas inovadoras em todo o globo. Nesse cenário, o Coletivo Quebrada Agroecológica Ecológica se destaca como um exemplo notável de engajamento e impacto.

Ao alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também fortalece a resiliência nas comunidades das periferias brasileiras e constrói bases sólidas para a promoção da justiça social. Através da disseminação contínua de métodos e tutoriais de seus projetos, com o objetivo de multiplicar o impacto de suas ações, o Coletivo Quebrada Agroecológica Ecológica atua pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Sua presença em eventos globais não só amplifica sua mensagem, mas também abre portas para novas oportunidades e parcerias, impulsionando ainda mais sua missão de transformação socioambiental.