Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Luta na Educação | Professores boicotam o dia D e divulgam posições contra a BNCC

3 de agosto de 2018

Boicote de professores e cartas de repúdio ao dia D e à BNCC no Estado de São Paulo. Acompanhe fotos e notícias, e mande as da sua escola para o Esquerda Diário

De forma demagógica o governo criou um dia de debate nas escolas sobre a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), chamado de “dia D” (02/08). Boa parte dos professores está interpretando este dia como uma farsa, uma forma de tentar passar um verniz democrático numa medida autoritária, primeiro porque os professores não possuem nenhum direito deliberativo, é apenas uma consulta, segundo porque o questionário não permite aprofundar nenhuma posição acerca da BNCC, terceiro porque foi organizado de forma fragmentada em meio a um dia letivo comum, de modo que dificilmente haverá tempo para realizar um debate tão extenso e importante de forma coletiva entre os professores. Mediante a isso, em boa parte das escolas, os professores estão decidindo por não preencher o formulário, e em redigir o próprio texto com a posição em relação à BNCC.

Sabendo do repúdio dos professores, e para tentar salvar o dia D e abafar as críticas dos professores em algumas Diretorias de Ensino e escolas houve um movimento de dirigentes e supervisores de não realizarem o dia D já com medo do boicote dos professores. O Secretário de Educação faz hoje uma reunião com grêmios das escolas sobre a BNCC e a Reforma do Ensino Médio, dirigentes declararam que os grêmios nos quais há “movimento político” não foram convidados.

Muitos informes estão chegando a todo momento, mas são exemplos de escolas que já aderiram ao boicote ao formulário do dia D e que farão cartas de repúdio na grande São Paulo: Cepav, Gustavo Barroso, Padre Vieira, Salvador Moreno, Capitão, Salim, Ana Siqueira, Francisco D’Amico, Lauro Travassos, Bento da Rocha, Dogival, Thiago Alberione, Mourão, Andronico de Melo, Clotilde Peluso, Sólon Borges dos Reis. 
Na região de Marília: Oracina Correa, Ermelinda C. Sanches, Antonio de Baptista, Wanda Helena, Monsenhor Bicudo, Bento de Abreu, José Bonifácio do Couto. 
Na região de Campinas: Barnabé, Prof Paulo Mangabeira, Claudia Francisco da Silva, 31 de março, Eliseu Narcisio, Cotomacci.

Para dar voz à base da categoria, compartilhamos algumas destas posições e fotos críticas à BNCC:

 

 

Fonte: Esquerda Diário