Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Pedreiro toma posse como deputado estadual pelo PSOL no Ceará

27 de fevereiro de 2018

Fonte: PSOL

Foto: Camila Chaves / Mandato Nestor Bezerra

O operário da construção civil Nestor Bezerra tomou posse, nessa quinta-feira (22), como deputado estadual no Ceará pelo PSOL. Ele é suplente de Renato Roseno, que se licenciou do mandato por 120 dias.

A simbologia do momento não poderia ser mais forte: é apenas a segunda vez na história da Assembleia Legislativa do estado que alguém da profissão assume o cargo. A primeira foi em 1947, com José Marinho Vasconcelos, do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Dirigente sindical há mais de duas décadas, Bezerra ganhou a suplência de deputado ao obter 8.788 votos nas eleições de 2014, quando ainda estava no PSTU. O agora deputado veio para o PSOL em 2017.

Momento da posse oficial de Nestor Bezerra. Foto: Maximo Moura

A posse foi totalmente diferente das cerimônias burocráticas que normalmente são a marca das casas legislativas: mesmo sob forte chuva, cerca 150 trabalhadores da construção realizaram um ato de seus locais de trabalho, em obras próximas à Assembleia Legislativa, para entregar o cargo a Bezerra.

Também acompanharam a posse dirigentes sindicais, estudantes, militantes do MTST e do PCB e o pré-candidato ao governo do Ceará pelo PSOL, Aílton Lopes, junto a diversos outros membros do partido.

Em sua fala de posse, Bezerra afirmou a disposição de luta do mandato contra o desmonte de Temer e contou um pouco de sua história. Assista:

Quem é Nestor Bezerra

Pedreiro de profissão, Nestor Bezerra nasceu em 15 de setembro de 1967, no município de Barbalha (CE). Aos 18 anos, começou a trabalhar na construção civil. Sua militância política foi iniciada em Fortaleza, há mais de 25 anos, por meio da luta sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores de sua categoria e da militância político-partidária.