Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Negras e negros tomam as ruas de São Paulo contra reformas de Temer

3 de abril de 2017

Fonte: Negro Belchior – Carta Capital

Por Douglas Belchior (com fotos de Jornalistas Livres, Mídia Ninja, Ponte Jornalismo e Sergio Silva)

Marcha Negra reuniu uma multidão de negras e negros pelas ruas do centro de São Paulo, em protesto contra as reformas racistas e genocidas de Michel Temer.

Neste último sábado, dia 1 de Abril, diversos grupos e organizações do movimento negro de São Paulo convocaram a Marcha Negra Contra as Reformas Genocidas de Temer. A Uneafro Brasil, rede de Cursinhos comunitários para jovens negros e pobres, mobilizou seus estudantes após uma aula-pública na faculdade de direito da USP, local de concentração do ato. Em parceria com MTST, onde mantém unidades de cursinhos em acampamentos da cidade de São Paulo, mobilizaram estudantes e moradores Sem Teto.

Ativistas negras de diversos grupos participaram, entre eles representações da Frente Alternativa Preta, Negras e Negros Sem Medo, Núcleo de Consciência Negra na USP, MNU -Movimento Negro Unificado, APN’s – Agentes de Pastoral Negras e Negros, Conen – Coordenação Nacional de Entidades Negras de SP, Kilombagem, Associação Amparar, Núcleo Impulsor da Marcha das Mulheres Negras SP, Cooperifa, Coletivo Rosa Zumbi, além de ativistas e grupos autônomos.

A principal motivação para a Marcha são os possíveis efeitos nas condições já precarizadas de vida da população negra, a partir das atuais politicas e reformas implementadas pelo governo golpista de Temer, com amplo apoio do congresso nacional e da grande mídia, conforme trecho da Nota publicada pelo conjunto de movimentos negros.

O fim do direito a aposentadoria, o desmonte dos direitos trabalhistas, a terceirização irrestrita do trabalho, o congelamento de investimentos sociais por 20 anos e o aumento da repressão e da violência policial tem um caráter explicitamente racista e genocida(…) Sim, com as reformas de Temer, os efeitos do racismo e o genocídio negro vão se aprofundar.

A Marcha de concentrou no Largo São Francisco, de frente à Faculdade de Direito da USP e seguiu até o MASP, na Avenida Paulista, onde se encontrou com o tradicional bloco do Cordão da Mentira.

Vejam fotos e videos:

https://www.facebook.com/borgescw/videos/684780248373369/

(Vídeo do facebook de Cleyton Borges)

Milton Barbosa, fundador do MNU – Movimento Negro Unificado e Maria José Menezes, fundadora do Núcleo de Consciência Negra na USP
Estudantes da Uneafro Lembram Luana e Maria Eduarda, assassinadas pela violência do estado.
Estudantes dos Cursinhos da Uneafro.
Núcleo Impulsor da Marcha de Mulheres Negras, presente na Marcha.
Luiz de Jesus, Coordenador do Núcleo Uneafro Jabaquara e membro da Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito.
Beatriz Lourenço, Frente Alternativa Preta.

Kaio Gabriel, militante da Uneafro Brasil.