Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Dia B em SP | Grande comício da candidatura Guilherme Boulos e Sonia leva 20 mil ao Largo da Batata

20 de agosto de 2018

Dezenas de ocupações do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto se fizeram presentes ao longo do sábado

Eu não abro mão do presidente que faz ocupação!

Essas palavras de ordem ecoaram forte no Largo da Batata neste sábado (18/08), em São Paulo, no primeiro comício da candidatura à Presidência da República de Guilherme Boulos e Sonia Guajajara. Milhares de militantes do MTST, PSOL, PCB, coletivos e movimentos sociais fizeram uma festa emocionante na praça, mostrando que um outro Brasil é possível: um Brasil popular, periférico, inclusivo, solidário, construído de baixo para cima, sem medo de mudar.

Desde o início da tarde de sábado, o que mais se viu no Largo da Batata eram rostos de brasileiros e brasileiras talhados na luta diária pela sobrevivência. Diferentemente da velha política feita em gabinetes e salas de reunião dos engravatados, o comício de Guilherme Boulos tinha a verdadeira cara do Brasil, com um público animado repleto de trabalhadores e trabalhadoras unidos na esperança de que um futuro melhor é possível.

Muitos Sem-Teto das ocupações do MTST participaram do comício e não esconderam o orgulho de ter um companheiro de lutas disputando pela primeira vez a Presidência da República. A dedicação de Boulos nos últimos 20 anos à batalha por moradia digna para a população mais pobre dá a certeza a todos que o conhecem que ele é o nome certo para conduzir o Brasil em busca de um futuro mais justo e igualitário.

Mas o grande comício que parou o Largo da Batata neste sábado não contou apenas com a presença sempre marcante dos militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: milhares de pessoas que acreditam nos ideais progressistas também se dirigiram à praça para ouvir as palavras de Boulos, Guajajara, Erundina, Ivan Valente e tantos outros companheiros que lutam e vão continuar batalhando sem medo para mudar o Brasil.

A professora Lídia Monteiro Pereira, moradora da Zona Sul, se disse animada com a fala de Guilherme Boulos. “Ele é o candidato mais coerente desta eleição. Gosto muito das propostas do Boulos e de sua coragem, porque, como ele mesmo falou, não tem rabo preso com ninguém”.

Muitos dos que participaram do comício já conheciam Guilherme Boulos e reforçaram o ânimo e o apoio ao candidato do povo nesta eleição presidencial. Mas como foi a reação das pessoas que não conheciam tão bem assim o candidato do PSOL ao ouvir suas propostas?

A vendedora ambulante Jéssica Oliveira estava no Largo da Batata trabalhando, tentando ganhar a vida na informalidade como milhões de brasileiros que não conseguem um emprego com carteira assinada. No início ela não estava dando muita atenção às falas no palco, mas a situação mudou quando Boulos assumiu o microfone. Jéssica e os colegas Marcelo e Jonas passaram a ouvir atentamente a mensagem do coordenador do MTST.

“Gostei das coisas que ele falou. A gente precisa de políticos que conheçam as dificuldades do povo”, explicou a jovem de 26 anos. Para ela, o desemprego e a Saúde são os principais problemas do Brasil. Animada por conhecer Boulos e suas propostas para o Brasil, Jéssica garantiu: “Com certeza ele vai ter o meu voto.”

Boulos em Brasília é o povo no Poder!

Vamos! Sem medo de mudar o Brasil!

 

Fotos por Mídia NINJA + Bruna Piazzi e Pedro Muniz/Esquerda Online