Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Ocupação Sol Nascente | MTST ocupa novo terreno no aniversário de Brasília

22 de abril de 2018

No dia 21 de abril de 2018, Brasília fez mais um aniversário. Nesses 58 anos vimos uma pequena cidade se transformar na terceira maior metrópole do país, com 3 milhões de pessoas vivendo no Distrito Federal e um 1,5 milhão em seu entorno. Mas, apesar do tamanho, nosso povo sofre com as mazelas do segundo local mais desigual em todo o Brasil — que, por sua vez, está entre os dez países mais desiguais do mundo.

Para além das comemorações de aniversário da cidade, mais de 40 quilômetros distante dos holofotes e de onde está concentrada a renda e o poder no Distrito Federal, 800 famílias do MTST, que vivem em situação de vulnerabilidade extrema e tiveram seus direitos à moradia digna e serviços públicos de qualidade negados ao longo de décadas, ocuparam durante a madrugada um terreno ocioso do governo. O local não estava cumprindo seu papel social e tinha a previsão de abrigar equipamentos públicos para a comunidade — que jamais saíram do papel.

O terreno está localizado no Sol Nascente, a maior comunidade do Brasil (que, em 2015, ultrapassou a Rocinha em número de habitantes). Trata-se de um dos locais com mais baixa qualidade de vida em toda a região.

Essas famílias hoje se levantam em nome de todo o povo pobre do Distrito Federal, que há 58 anos vem sendo jogado cada vez para mais longe pela especulação imobiliária, a gentrificação, a grilagem dos poderosos e o descaso de sucessivos governos com as periferias. Deixam ao povo como única opção ir à luta para garantir seus direitos.

Que no aniversário de sua capital, o povo brasileiro se recorde do gesto corajoso dessas famílias que vão à luta por moradia hoje e também todos os dias para defender nossa população, nossos direitos sociais e nossa democracia, tão atacados pelos poderes desse sistema de injustiças que devemos transformar. Não daremos um passo atrás.

Viva a OCUPAÇÃO SOL NASCENTE!

MTST! A luta é pra valer!