Líder do Pinheirinho assume temporariamente cadeira de vereador em São José dos Campos

Fonte: MTST Nacional

Há pouco mais de cinco anos São José dos Campos assistia uma das maiores e mais violentas desocupações urbanas do país, que destruiu a comunidade formada pelas quase 2 mil famílias do Pinheirinho. Hoje, com as famílias já vivendo em casas construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida, a cidade vai assistir a maior liderança daqueles moradores assumir uma cadeira na Câmara Municipal.

Valdir Martins, o Marrom do Pinheirinho, foi eleito suplente de vereador pelo PT e hoje substituirá a vereadora Amélia Naomi, que se recupera de uma cirurgia. “É um sentimento muito forte, porque por muito tempo fomos achincalhados nesta cidade, tratados como foras da lei simplesmente por lutar pelo direito mínimo à moradia”, desabafa Marrom. “Ter conquistado nossas casas depois de tanta luta e hoje poder defender meu povo como um representante oficial da cidade, como um membro da casa de Leis, é uma alegria e uma demonstração da força da luta popular”.

Marrom quer usar a oportunidade para reforçar sua luta por moradia. “Nossa cidade vive um momento semelhante ao do nosso país, com ameaças graves de recuo nas poucas conquistas sociais que tivemos recentemente. Aqui a luta pela regularização de bairros e mais moradias populares voltou a ser uma preocupação grave e que se não for atendida pode no futuro acabar em novas ocupações”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *