Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

ELE NÃO | Multidão toma as ruas do Brasil contra Bolsonaro; Mulheres Sem Medo do MTST estiveram na linha de frente

1 de outubro de 2018

Mulheres do MTST participaram da organização do ato em SP, onde protesto reuniu cerca de 500 mil pessoas


O dia 29 de setembro de 2018 já ficou marcado na história do País. Será conhecido como a data em que milhões de pessoas foram às ruas em diversas cidades, no Brasil e fora dele, em protesto contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e tudo o que sua candidatura significa: desprezo pelas minorias, misoginia, machismo, racismo, lgbtqfobia, ódio e o retrocesso da sociedade. Caracterizado, cada vez mais em uníssono, como o candidato que representa o fascismo, a campanha extremista de Bolsonaro encontrou uma gigantesca barreira: as mulheres. Foram elas que puxaram os atos que ganharam notoriedade como “Mulheres Contra Bolsonaro”, tendo como slogan o “Ele Não” (#EleNão).

Foto por Mídia Ninja

Com início nas redes sociais da internet, a campanha histórica passou do ambiente virtual às ruas com a convocação dos protestos. As Mulheres Sem Medo do MTST participaram ativamente da movimentação, da organização e planejamento à confecção das faixas que ilustraram fotos e registros em vídeo da imprensa alternativa e na grande mídia. Ao seu lado, lutadoras e lutadores de coletivos, partidos políticos, autonomistas e muitas famílias que atenderam ao chamado contra o atraso e a ameaça da extrema-direita.

Foto por Setor de Comunicação/MTST

Só em São Paulo, cerca de meio milhão de pessoas estiveram presentes desde a concentração, no Largo da Batata, na zona oeste, até a Avenida Paulista, marchando e colorindo a capital paulista. Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e candidato à Presidência da República, Guilherme Boulos foi aclamado quando chegou ao ato acompanhando sua parceira de chapa e liderança indígena, Sonia Guajajara. No Rio de Janeiro, foram ao menos 200 mil manifestantes contra o “Coiso”. Em Curitiba, 65 mil estiveram no ato. Foi assim, também, em capitais como Belo Horizonte, Brasília, Belém, Salvador, Porto Alegre, Recife e incontáveis cidades espalhadas pelo interior do Brasil.

O recado está dado e foi claro: o medo não vai vencer.

Foto por Setor de Comunicação/MTST

#ELENÃO

#ELENUNCA

MTST, A LUTA É PRA VALER!

Foto por Gabriela Biló/Estadão