Brigada de Arquitetura e Urbanismo do MTST: apoio, acolhida e cuidados com a saúde e a vida das famílias

Desde o início da pandemia e de isolamento social, em março, a Brigada de Arquitetura e Urbanismo do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, o MTST, tem se debruçado em analisar e buscar alternativas de apoio, acolhida e cuidados com as famílias mais vulneráveis. Frente às retiradas de direitos da classe trabalhadora e negação da maior crise sanitária e de saúde que já vivemos, uma série de materiais, que dialogasse diretamente com a nossa base e auxiliasse numa transformação e forças para enfrentar o período, foi elaborada a partir da realidade de milhares de famílias esquecidas pelo governo atual.

Assim, uma campanha começou a ser veiculada por diferentes redes sociais. Desde 10 de abril, início da divulgação de uma série de cards, que abordam desde a prevenção do contágio dentro de moradias de um único cômodo, passando pela higienização e cuidado com as pessoas que residem nesses espaços e chegando em proteção em espaços e transportes coletivos e, inclusive, nos mercados e com armazenamento de produtos e alimentos nas casas.

Toda as séries de cards são amplamente distribuídas para os acampados do MTST, via whatsapp e podem ser curtidas e compartilhadas nas redes sociais de cada um de nossos militantes e respectivos familiares e amigos, originando assim, uma corrente de comentários, debates e, principalmente, reforçando que mesmo distantes fisicamente, estamos cada vez mais unidos e cuidando uns dos outros. A produção do material irá perdurar enquanto a crise do coronavírus estiver presente e sempre, abordando os temas que se entrelaçam ao ambiente construído, as nossas ocupações e a vida na cidade, de um modo mais amplo.

Reforçamos que a vida cotidiana do MTST é organizada nas ocupações, em espaços compartilhados por diversas famílias e, por isso, nos dedicamos para que a reforma urbana, a resistência pela transformação social seja cada vez mais forte e associada ao enfrentamento de mais este momento que será vencido e assim, ocuparmos novamente às ruas pelo direito à cidade, à vida e aos direitos de cada um de nós, cidadãos trabalhadores e cidadãs trabalhadoras que somos.

Confira, mais abaixo, o material produzido.

Fé na luta e na vida das pessoas! Solidariedade Sem-Teto, fazendo o que o governo não faz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *