Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Após reintegração ilegal e ocupação na praça em frente ao governo, MTST Alagoas conquista terreno

31 de março de 2018

Há duas semanas, Ocupação Dandara em Maceió sofreu reintegração de posse ilegal e foi obrigada a deixar terreno;

Como resposta, MTST erguei 500 barracas em acampamento na Praça dos Martírios, em frente à sede do Governo de Alagoas.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de Alagoas conseguiu uma importante e vital conquista na última semana de março de 2018. Em reunião com o poder público, ficou acordada a cessão de um terreno para a construção de moradias populares para as famílias pertencentes à Ocupação Dandara.

As cerca de 500 famílias da Dandara haviam sido despejadas de maneira ilegal e violenta, sem aviso prévio, pela Polícia Militar de Alagoas, no dia 22 de março. Elas ocupavam um terreno público abandonado há decadas no distrito industrial do bairro Salvador Lyra, em Maceió.

Como resposta, o movimento ocupou a Praça dos Martírios, em frente ao Palácio Floriano Peixoto, sede do governo estadual comandado por Renan Filho (MDB) — herdeiro do senador Renan Calheiros. Coordenadora do MTST, Eliane Silva falou sobre o motivo da presença dos 500 barracos na praça, simbolizando as 500 famílias que moravam na Ocupação Dandara.

“O comandante do 4º Batalhão da PM, com a tropa e dois oficiais de justiça, fez o despejo de forma violenta. A única coisa que a gente podia fazer era deixar a área, mesmo sabendo que a reintegração não era pro nosso endereço, sem o MTST ser citado na decisão judicial. Mas a gente não ia medir força com a força. Ocupamos a praça para, além de cobrar um terreno pra moradia digna, denunciar os imóveis ociosos e abandonas na cidade”, explicou Eliane Silva.

Assim, após muita pressão popular e depois de quase uma semana de acampamento em frente ao palácio do Governo, a conquista chegou. Ao fim da tão esperada reunião na quarta-feira, 28 de março, o MTST Alagoas pôde anunciar que havia saído vitorioso.

Veja imagem do terreno conquistado pelas famílias:

MTST, A LUTA É PRA VALER

 

>> Confira a matéria da TVCom Maceió, feita ainda antes da conquista ser anunciada: