Abaixo-Assinado: É preciso interromper os despejos!
Desde o início da epidemia de Coronavirus no Brasil, temos alertado para os efeitos devastadores que uma crise como essa pode ter para a população mais vulnerável. Divulgamos junto com outros setores uma campanha pela suspensão de todos os despejos no Brasil, como medida de enfrentamento à crise.
Mas apesar dos apelos, os despejos e reintegrações de posse continuam acontecendo. Na última terça-feira uma comunidade na Zona Norte de São Paulo teve suas casas demolidas. Em Sergipe, a Ocupação Valdice Teles, do MTST, com mais de 500 famílias, está com ordem de reintegração mantida, aguardando cumprimento.
Isso sem falar nas dezenas de despejos individuais que continuam ocorrendo. Estimativas apontam que aproximadamente 20 mil despejos individuais acontecem na região metropolitana de São Paulo por ano, por falta de pagamento do aluguel. Isso significa que, por dia, mais de 50 famílias vão para as ruas nessas condições.
Não podemos aceitar que, num cenário de pandemia, onde ter uma casa, mesmo que precária, pode ser a diferença entre se infectar ou não, os despejos continuem acontecendo. É necessário que a Justiça interrompa imediatamente todos os despejos e reintegrações de posse. Nesse momento, isso também é uma questão de saúde pública. A vida das pessoas tem que valer mais que as cercas e os muros.
Por isso lançamos esse abaixo-assinado para sensibilizar o Poder Judiciário e mostrar que a sociedade nesse momento reivindica o princípio da solidariedade.
Assinam: