Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Tecendo sonhos e resistência: atividade especial na Ocupação Lélia Gonzalez em celebração ao mês de luta das mulheres

8 de março de 2024

Cantos de trabalhos das lavandeiras, brincadeiras, músicas e confecção de um “Olho de Deus’” marcaram a atividade realizada pelo coletivo Pontos de Fiandeiras na ocupação de Santo André (SP)

 

Participantes da atividade no Espaço Cultural Juliana Nunes na Ocupação Lélia Gonzalez

 

No último domingo (3), o Espaço Cultural Juliana Nunes da Ocupação Lélia Gonzalez, localizada em Santo André (SP), ficou ainda mais lindo e cheio de cor, com uma atividade de arte realizada em conjunto com o coletivo Pontos de Fiandeiras. O grupo realizou uma atividade especial em comemoração ao mês de luta das mulheres que contou com a presença das mulheres sem-teto da ocupação e apresentou canções populares de lavandeiras.

As músicas sobre trabalho, luta e resistência que contagiaram todo o espaço enquanto acontecia a oficina Olho de Deus, de confecção de mandalas, que estimulou a imaginação e o ato de sonhar com a conquista fruto da luta. A ideia da oficina vem da cultura indígena, principalmente de povos originários da Bolívia e do México, e simboliza a saúde e a realização dos sonhos. 

É da tradição de algumas etnias indígenas que os pais façam a mandala para a criança todos os anos até que ela complete 5 anos, idade em que a criança já aprendeu a fazer o seu próprio Olho de Deus, e, então, passa a confeccioná-lo todos os anos pensando naquilo que estima para sua vida e para seu povo. 

Detalhes da produção do Olho de Deus

 

Regada de saberes ancestrais e cantos de trabalho, a atividade mostrou como o tecer coletivo é uma representação viva da interconexão entre gerações e estimou cada pessoa presente a tecer um Olho de Deus único de aspirações e realizações, colorindo o espaço com sonhos, amor e luta!

 

Domingo na Ocupação Lélia Gonzalez

 

O primeiro domingo do mês de março da Ocupação Lélia Gonzalez teve um cronograma cheio de atividades: além do lindo encontro de arte com o coletivo Pontos de Fiandeiras, a ocupação contou com um mutirão de infraestrutura, atividades da horta urbana, assembleia e as deliciosas refeições feitas com muito amor pelas cozinheiras da ocupação.

Esse cronograma é só o começo das muitas atividades que serão realizadas na ocupação, que reafirma dia a dia o compromisso contínuo do MTST em lutar por moradia digna e justiça social. A cada cor, a cada esforço de trabalho, a cada emoção, a cada sorriso e sonho presentes nessa ocupação, o mês de luta das mulheres começa lindo e cheio de força na Ocupação Lélia Gonzalez.