Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Dinho – Conceição da Feira, Bahia

15 de julho de 2024

 

Dinho Oliveira, o “Dinho do sem-tetos”, tem 66 anos e é uma figura experiente na luta por moradia na Bahia. Natural de Conceição da Feira, situado no Recôncavo Baiano, a cerca de 120 km de Salvador, a capital do estado. Ele acumula mais de quatro décadas de militância em movimentos de moradia e, ao longo dos anos, Dinho tem sido um articulador fundamental para a garantia de habitação digna para as famílias da sua região.

Sua trajetória começou muito cedo, em 1981 ele foi preso político, acusado de infringir a Lei de Segurança Nacional durante a ditadura militar. Passou oito meses preso, o que só fortaleceu seu compromisso com a luta popular. Dinho foi diretor da Federação das Associações de Bairros de Salvador e fez parte do conselho da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM).

Entre suas conquistas mais marcantes, está a luta pelos empreendimentos habitacionais Recanto do Paraguaçu e Bom Viver em Conceição da Feira, beneficiando diretamente quase 200 famílias.

Além disso, atuo na luta por 250 lotes de moradia para outras famílias do município e está acompanhando a construção de mais 100 casas. Na cidade de Cachoeira, outra área onde atua, atuou na luta por mais 200 moradias através do programa Minha Casa Minha Vida.

Atualmente, Dinho integra a direção nacional e estadual do MTST, com atuação destacada no Recôncavo do Paraguaçu e no Portal do Sertão, áreas onde tem avançado na mobilização das comunidades. Ele também faz parte da direção estadual do PSOL, sendo membro da Executiva do partido.

Dinho é um exemplo de dedicação e resistência, que traz em sua história o compromisso de transformar a vida das trabalhadoras e trabalhadores sem-teto e garantir que o direito à moradia seja uma realidade para todas as pessoas.