O Centro Popular de Pesquisa (CPP) é uma iniciativa do Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Sem-Teto (MTST) que tem como um de seus objetivos fundamentais produzir conhecimento voltado para a solução de problemas enfrentados por trabalhadores(as) periféricos de todo o Brasil.
Diferente de um centro de pesquisa tradicional, o CPP busca construir uma ciência popular capaz de compreender e enfrentar os desafios enfrentados pelas pessoas que moram nas periferias urbanas. Este perfil é construído por meio de colaboração estreita com militantes sem-teto, refletindo nosso compromisso com o conhecimento popular. Adotando uma perspectiva internacionalista, estamos atentos às ricas experiências e práticas da América Latina, visando aprimorar nossa compreensão e fortalecer vínculos sólidos entre as lutas populares na região.
Buscamos promover uma ciência popular, acessível e com impacto tangível nas comunidades das periferias urbanas brasileiras por meio de três eixos estratégicos:
1) Reunimos pesquisadores(as) com e sem formação acadêmica, todos(as) militantes do MTST. Essa diversidade é nossa força, garantindo que nossa pesquisa seja enraizada nas realidades vivenciadas por nossas comunidades.
2) Buscamos enfrentar os desafios específicos das periferias urbanas brasileiras, trabalhando para compreender e abordar conflitos e lutas particulares dessas regiões. Nossas pesquisas não são apenas documentações, mas esforços práticos em colaboração com as comunidades para encontrar soluções concretas.
3) Estamos construindo uma ciência popular que possa ser capaz de desafiar as tradicionais hierarquias de conhecimento. Inspirados por uma tradição latino-americana de pesquisa militante, valorizamos os saberes das classes populares e buscamos democratizar o acesso à ciência.
>> Conheça:
PROJETOS EM DESTAQUE:
Produção de conhecimento militante latinoamericana (Brasil e Colômbia):
Em parceria com organizações colombianas e com financiamento da Open Society University Network, facilitamos oficinas participativas que criaram laços latino-americanos em torno da ciência popular. Essas oficinas não só geraram análises políticas, mas também promoveram o intercâmbio de formas práticas de organização e enfrentamento de desafios sociais.
Mapeamento de perfil socioeconômico de integrantes do MTST: Financiado pela Wenner-Gren Foundation, este projeto visa descolonizar a produção de conhecimento por meio de uma pesquisa coletiva com militantes sem-teto. A pesquisa é desenvolvida por seis pesquisadoras, dentre as quais, quatro fazem parte de ocupações organizadas pelo MTST na região metropolitana de São Paulo e de Recife.
Quer falar com o CPP? Entre em contato por meio do e-mail centropopulardepesquisa@gmail.com.